Hotel Swan Novo Hamburgo lança 10ª edição do Swan Cultura
Iniciou na terça-feira, dia 12, a 10ª edição do Swan Expoarte, parte do projeto Swan Cultura na unidade Novo Hamburgo. E dessa vez, a proposta é da Sociedade de Amigos da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, que convida a celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã, que acontecerá em 2024, por meio da exposição de um conjunto de esculturas que ficarão localizadas na entrada do Centro Histórico de Hamburgo Velho, na Praça Monsenhor edmundo Backes, em frente ao Hotel Swan.
Diante da magnitude da proposta, tornou-se necessária a criação de uma equipe interdisciplinar composta por profissionais da cultura, historiadores, genealogistas, engenheiros e arquitetos para dar andamento ao projeto, batizado de Monumento 200 anos da Imigação Alemã no Brasil.
Como símbolo, foi escolhida uma estrutura de enxaimel, técnica construtiva secular trazida pelos imigrantes alemães ao Brasil. “Esse projeto é incrível, pois vamos valorizar ainda mais a imigração alemã aqui na cidade de Novo Hamburgo”, fala Gabriela Schwan Poltronieri, CEO da Rede Swan Hotéis.
Realização - O projeto Monumento | 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil é uma realização da Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel, com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo e Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo, além do planejamento cultural da Simples Assim e a apresentação do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Secretaria da Cultura do RS e Fundação Marcopolo, e apoio institucional da rede Swan Hotéis. O projeto foi executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.
